Relatório Mensal de Gestão
Prumo Capital Holdings FIA
No mês | +8,89%
No ano | +10,93%
O fundo fechou o mês com uma valorização de +8,89%, enquanto o índice Ibovespa avançou +9,00%.
No cenário econômico global, os preços de ativos estão sendo guiados por discussões sobre a proximidade do fim do ciclo de aperto na política monetária. Dados principalmente de emprego dão mais força para a tese de que os juros podem subir mais do que o esperado. Entretanto, dados de atividade econômica indicando desaceleração remetem a ideia de que o efeito dos juros sobre a economia estão aparecendo, após sucessivas altas. Nesse sentido, o mercado acionário refletiu a possibilidade de que o ciclo de aperto pode estar perto do fim. No mês de junho os índices americanos apresentaram forte performance: Nasdaq +6,49%, S&P +6,47% e Dow Jones: +4,56%.
Na China, o Banco Central decidiu cortar a taxa de juros em 10bps, indicando fraqueza econômica. Chama a atenção esse movimento contrário ao da maioria dos países no mundo. A expectativa do mercado é que novas medidas de estímulo sejam anunciadas, com objetivo de reverter o contexto de queda na produção industrial, vendas no varejo e investimentos.
No Brasil, os ativos locais continuaram apresentando boa performance em junho. Nos últimos meses tivemos diversas notícias positivas: indicadores econômicos melhores que o esperado, um momentum político favorável ao mercado, arcabouço fiscal melhor que o esperado (ainda que não seja o ideal) , inflação caindo mais que o esperado, revisão da perspectiva do rating soberano do Brasil de estável para positiva pela S&P Global Ratings, proximidade da votação da reforma tributária e um desfecho positivo sobre a discussão de meta de inflação no Brasil. Essa onda de fluxo de notícias positivas, juntamente com a perspectiva de queda de juros Selic, levou a uma forte compressão na curva de juros.
Dessa forma, acreditamos que o cenário atual é promissor para equities, e nos posicionamos estrategicamente em empresas de qualidade e que apresentam relação risco-retorno atrativa. Por mais que a bolsa tenha avançado substancialmente nos últimos dois meses, acreditamos que ainda existem oportunidades de empresas de qualidade com valuation descontado. Seguimos alocados de modo a nos proteger dos mais diversos fatores de risco que podem nos prejudicar, mas aproveitando o cenário positivo para o mercado de ações no Brasil.
No mês, os destaques positivos foram: utilites, construção civil, varejo e bancos. O único setor que causou detração de retorno relevante foi serviços/tecnologia.
Obrigado pela confiança