Prumo Capital FIA BDR Nível I – Relatório mensal Fevereiro 2024

Relatório Mensal de Gestão

Prumo Ações FIA
No mês | +1,54%
No ano | -1,09%

O fundo fechou o mês com uma valorização de +1,54%, enquanto o índice Ibovespa apresentou alta de +0,99%.

No mercado internacional ficou claro que o FED não vai cortar juros em março, ao mesmo tempo que admite que devemos ver cortes de juros em 2024. A expectativa do fim do ciclo de aperto monetário nos EUA continua sendo o motivo de uma volatilidade mais alta nos mercados, que precificava anteriormente alguma chance dos cortes começarem no primeiro trimestre. O início do ano foi marcado por alguns dados importantes que mostraram a força da economia americana. Dessa forma, o FED continua cauteloso e olhando os dados para tentar acertar o timming da política monetária. O S&P e o Nasdaq terminaram o mês com ganho de +5,17% e +6,12%, respectivamente. Por lá, continuamos a observar o tema de inteligência artificial como principal motor da bolsa. Além disso, a temporada de resultados nos EUA foi positiva no geral, o que mostra a força da economia americana também.

A China continua lutando para reanimar sua economia. Enquanto a bolsa chinesa sofre para se sustentar, o destaque na Ásia tem sido a bolsa japonesa, que atingiu recentemente o nível mais alto em muitas décadas. O modelo chinês de crescimento mostra sinais de fadiga e, na conjuntura atual, a economia chinesa tem exportado deflação para o mundo seja via aço mais barato, ou produtos de maior valor agregado como carros eletrificados.

No Brasil a bolsa continua volátil, refletindo as dúvidas com relação ao ciclo de política monetária americana. Mas se nos Estados Unidos os movimentos nos juros ainda estão por serem decididos, aqui no Brasil o BC deve continuar o ciclo de queda de taxa de juros uma vez que as expectativas de inflação seguem ancoradas. Esse movimento coordenado de queda de juros no Brasil, possivelmente, nas economias desenvolvidas, devem proporcionar um ambiente positivo para ativos de risco como ações.

Seguimos com uma visão construtiva para o horizonte de médio e longo prazo, posicionados em um portfólio de qualidade diversificado.

No mês, os destaques de setores com retornos positivos foram: tecnologia, commodities e infraestrutura. Os destaques negativos foram: saúde, consumo cíclico e transporte.

Obrigado pela confiança.

Download do Relatório (PDF)

Prumo Capital
Gestora de Recursos Independente
Todos os direitos reservados®

Redes Sociais

Desenvolvido por eMartinez Design

Add to cart