Prumo Capital Holdings FIA – Relatório mensal Outubro 2025

Relatório Mensal de Gestão

Prumo Holdings FIA
No mês | -0,36%
No ano | +26,64%

O fundo fechou o mês com uma desvalorização de -0,36%, enquanto o índice Ibovespa apresentou uma alta de +2,26%.

No âmbito internacional o destaque ficou com o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping na Coréia do Sul, que resultou em uma trégua comercial com diferentes temas sensíveis tendo sido abordados. No acordo fechado constam reduções tarifárias norte-americanas sobre produtos chineses e a suspensão das restrições chinesas à exportação de minerais raros e imãs – críticos para os setores de tecnologia e defesa. Apesar do anúncio ser positivo, ainda há mecanismos a serem definidos entre as partes, além disso, dado a rivalidade permanente entre as duas super potências, podemos estar longe ainda de uma paz estrutural sobre o tema guerra comercial.

Outro ponto que chamou atenção no mês foi o shutdown do governo americano, que decorre de divergências partidárias e que pode ser o mais longevo da história americana. Mesmo com esse impasse, a bolsa S&P fechou o mês com alta de +2,37%, enquanto o Nasdaq apresentou valorização de +4,72%, puxado principalmente pela temática da inteligência artificial. A temporada de resultados nos Estados Unidos já teve início e, de forma geral, os resultados estão vindo melhores que o esperado. Além dos bancos, as empresas de tecnologia focadas em infraestrutura para inteligência artificial, assim como para produção e design de chips, continuam entregando sólidos resultados. Entretanto, o mercado parece cada vez mais preocupado com o grau de racionalidade e nível de investimentos das empresas de tecnologia, dado os elevados investimentos sendo anunciados para os próximos anos. Chama a atenção também o elevado grau de interligação entre as empresas de tecnologia, que aumenta o risco de um possível efeito dominó no setor caso haja uma bolha no setor. Dessa forma, investidores tentam calcular o nível de retorno dos investimentos realizados e anunciados, bem como a monetização necessária que possa justificar todo esse montante de capital alocado no tema inteligência artificial.

No Brasil, apesar das diversas pesquisas eleitorais divulgadas, devemos ver o mercado em tom de espera para precificar algo mais importante relativo ao resultado eleitoral, dado a dificuldade de se prever o output desse tipo de evento, conforme visto nas últimas eleições. Dessa forma, o mercado tem focado em outro evento de importante magnitude que é o início do ciclo de cortes na taxa de juros Selic esperado para o ano que vem. Esse movimento pode ser bastante relevante para a bolsa brasileira, que costuma antecipar tais movimentos.

Continuamos com o portfolio bastante diversificado e focado em empresas de qualidade, que possuam histórias dissociadas e independentes do ambiente macroeconômico e político na medida do possível. Os níveis de valuation do portfolio do fundo seguem atraentes em termos de risco e retorno.

Os principais setores que contribuíram positivamente para o retorno do fundo no mês foram: infraestrutura, consumo cíclico e tecnologia/telecom. Já os principais setores detratores foram: Serviços Financeiros, saúde, serviços e  imob. + shoppings.

Obrigado pela confiança

Download do Relatório (PDF)

Prumo Capital
Gestora de Recursos Independente
Todos os direitos reservados®

Redes Sociais

Desenvolvido por eMartinez Design

Add to cart