Relatório Mensal de Gestão
Prumo Ações FIA
No mês | +1,64%
No ano | +24,61%
O fundo fechou o mês com uma valorização de +1,64%, enquanto o índice Ibovespa apresentou uma alta de +3,40%.
No mercado internacional o destaque ficou com o início do processo de corte de juros pelo FED, movimento que era amplamente esperado pelo mercado após os dados fracos de emprego de agosto divulgados dias antes do comitê do FED se reunir. Com esse pano de fundo, o Fed iniciou o ciclo de queda de juros cortando 0,25 p.p. e levando a faixa dos Fed Funds para 4% a 4,25%. A comunicação destacou a mudança no balanço de riscos, dando maior peso aos sinais de arrefecimento do emprego. Entretanto o tom cauteloso foi mantido frente a uma persistente inflação ainda acima da meta. Chamou atenção o voto dissidente de Stephen Miran, indicado por Trump, que defendeu um corte de 0,5 p.p. O mercado tem preocupações com um intervencionismo maior por parte do presidente americano e suas consequências, ainda mais considerando que em maio de 2026 o mandato de Jerome Powell se encerra.
Ainda no cenário internacional, chama a atenção a performance do preço do ouro em 2025, que até setembro subiu 46%. Essa performance se torna ainda mais significativa quando lembramos que o ouro já tinha se valorizado em 25% no ano de 2026. Há diversos fatores que podem explicar essa alta: (i) maior risco geopolítico, (ii) desvalorização do dólar, (iii) riscos inflacionários, (iv) diversificação por parte dos Bancos Centrais, dentre outros.
No mercado doméstico o destaque ficou com o COPOM, que manteve inalterada a taxa de juros básica. A economia tem mostrado sinais claros de arrefecimento, o que colabora para o controle da inflação. Entretanto, o mercado de trabalho segue apertado e teremos o tradicional impulso fiscal em ano eleitoral. De qualquer forma, há apostas no mercado de que que possamos ver o início do processo de cortes de juros acontecendo entre o final deste ano e início do ano que vem, uma vez que as expectativas de inflação estão se movendo na direção certa.
No âmbito político brasileiro, houve uma melhora no relacionamento entre os presidentes Trump e Lula, o que pode gerar material para que o governo explore mais ainda o tema da soberania nacional, que se mostrou um bom motor de crescimento para recuperação da aprovação do governo. Os últimos eventos do lado da direita no Brasil mostraram um desarranjo político importante, sobretudo quando analisamos o Bolsonarismo, seus partidários e herdeiros políticos. O mês ficou marcado por notícias desencontradas sobre a possível candidatura do governador Tarcísio. A eleição ainda está longe e, por enquanto, os preços dos ativos precificam pouco em termos de resultado de eleição, que deve ser bastante acirrada, considerando o cenário atual.
O portfólio segue diversificado com um portfolio composto por empresas de qualidade de diferentes setores.
Os principais setores que contribuíram positivamente para o retorno do fundo no mês foram: Serviços financeiros, saúde, transporte e serviços. Já os principais setores detratores foram: Commodities, índices, imobiliário + shoppings e indústrias.
Obrigado pela confiança