Prumo Capital Holdings FIA – Relatório mensal Junho 2025

Relatório Mensal de Gestão

Prumo Holdings FIA
No mês | +1,85%
No ano | +24,96%

O fundo fechou o mês com uma valorização de +1,85%, enquanto o índice Ibovespa apresentou uma alta de +1,33%.

O mês foi marcado pela guerra entre Irã e Israel, que lançou a operação Leão Ascendente em 13 de junho atacando mais de 200 alvos estratégicos do Irã, que por sua vez revidou os ataques lançando diversos mísseis e drones. O conflito trouxe nervosismo para os preços de petróleo inicialmente, que chegou a subir 7% no dia, uma vez que havia um possível risco de bloqueio do estreito de Ormuz, região pela qual transitam 20% do petróleo transportado no mundo diariamente e 25% do gás natural liquefeito. Após o cessar-fogo, em 24 de junho, os preços do petróleo voltaram ao patamar anterior ao evento da guerra. O conflito contou com a participação dos Estados Unidos, que bombardearam a infraestrutura nuclear iraniana, causando no mínimo um atraso no programa de enriquecimento do urânio do país.

Nos Estados Unidos, continuam as pressões de Trump para que o presidente do FED corte as taxas de juros. O FED, em junho, manteve a taxa de juros inalterada na faixa de 4,25% a 4,5% durante sua reunião. O “dot plot” divulgado pelo Fed indicou a expectativa de dois cortes de 25 pontos-base até o final de 2025, totalizando uma redução de 50 pontos-base, e mais um corte de 25 pontos-base em 2026. As taxas de juros de curto prazo, como os rendimentos dos títulos do Tesouro de 2 anos, refletiram essas expectativas, apresentando uma leve queda ao longo do mês, influenciadas por sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho e pela possibilidade de cortes nas taxas de juros no segundo semestre. As taxas de juros de longo prazo, por sua vez, mostraram um leve aumento em junho. O yield do título de 10 anos subiu de 4,42% no final de maio para 4,46% no final de junho. Esse movimento foi impulsionado por preocupações fiscais, incluindo déficits elevados e aumento na emissão de dívidas, além de incertezas políticas e comerciais que afetaram a confiança dos investidores.

Por fim, o trade war continua sendo um fator de volatilidade com diversas negociações em andamento. Estamos pertos de atingir algumas das datas críticas estabelecidas em algumas negociações. Por enquanto, não tivemos avanços estruturais e acordos gerais entre os Estados Unidos e países economicamente relevantes, apenas uma trégua em temas específicos como terras raras, entre China e Estados Unidos.

No Brasil, o Banco Central elevou a taxa de juros para 15% ao ano. Devemos ver juros elevados por mais tempo, o que não impediu a valorização do Ibovespa que subiu 15,44% no semestre. Vimos também a continuidade da deterioração política do presidente Lula, que conta com apenas 28% de aprovação do governo e 50% de desaprovação, segundo pesquisa Datafolha recente. Essa insatisfação foi refletida no Congresso, que rejeitou um decreto presidencial que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para arrecadar R$ 10 bilhões. A derrota, considerada humilhante, evidenciou a fragilidade da coalizão governista e a insatisfação dos parlamentares com a redução de emendas parlamentares.

Os principais setores que contribuíram positivamente para o retorno do fundo no mês foram: commodities, serviços financeiros e infraestrutura. Já os principais setores detratores foram: transporte, tecnologia / telecom e serviços.

Obrigado pela confiança

Download do Relatório (PDF)

Prumo Capital
Gestora de Recursos Independente
Todos os direitos reservados®

Redes Sociais

Desenvolvido por eMartinez Design

Add to cart