Relatório Mensal de Gestão
Prumo Holdings FIA
No mês | +5,04%
No ano | +22,69%
O fundo fechou o mês com uma valorização de +5,04%, enquanto o índice Ibovespa apresentou uma alta de +1,45%.
Nos Estados Unidos, as bolsas continuaram sua trajetória de recuperação no mês (S&P +6,29%). O tema do trade war continuou sendo um dos principais pontos de análise dos investidores. No caso da China, houve um acordo para reduzir temporariamente as tarifas recíprocas por um período de 90 dias, estabelecendo uma alíquota de 10% nesse período de trégua. Além disso, o governo americano decidiu adiar a imposição de tarifas de 50% sobre importações da União Europeia, previstas anteriormente para entrar em vigor em 1º de junho e que agora contam com o novo prazo para 9 de julho. Outros países também tiveram a implementação de tarifas adiadas por 90 dias. Esse alivio, ao menos temporário, colaborou para uma recuperação das bolsas. Ainda devemos ver o desenrolar da guerra comercial, bem como seus potenciais impactos para a economia global.
No Brasil, o impacto da guerra comercial não é relevante como para outros países. O PIB cresceu 1,4% no primeiro trimestre do ano, enquanto o IPCA-15 de maio trouxe a menor taxa para meses de maio desde 2020. O nível de desemprego no Brasil, anunciado pelo IBGE, mostrou uma taxa de desemprego de apenas 6,6%. O fiscal continua sendo o ponto fraco do Brasil. O governo tenta conciliar pautas de maior arrecadação, aumento de gastos públicos de caráter populista e manter a inflação controlada. Esses objetivos diversos demandam apoio político para virarem realidade, algo que o governo não possui no momento. Pesquisas eleitorais recentes, mostram que o governo está enfraquecido, o que deve fazer com que o mesmo busque recuperar sua popularidade rapidamente, o que implica automaticamente em maiores gastos fiscais. Ao mesmo tempo, a bolsa reflete parcialmente uma possibilidade maior de um governo de centro direita ganhar as eleições em 2026. Juntamente com isso, o mercado viu a possibilidade o fim do ciclo de alta dos juros. Esses fatores fizeram diversos setores da bolsa se valorizarem fortemente, com destaque para o setor de varejo, mercado de capitais, utilities e homebuilders.
Apesar da alta recente, a bolsa permanece com atrativo nível de risco e retorno. Continuamos diversificados e alocando capital de forma disciplinada, focando sempre em empresas de qualidade.
Os principais setores que contribuíram positivamente para o retorno do fundo no mês foram: serviços financeiros, commodities, tecnologia / telecom e consumo cíclico. Já os principais setores detratores foram: indústria e serviços.
Obrigado pela confiança