Prumo Capital FIA BDR Nível I – Relatório mensal Novembro 2024

Relatório Mensal de Gestão

Prumo Ações FIA
No mês | +0,09%
No ano | +1,90%

O fundo fechou o mês com uma valorização de 0,09%, enquanto o índice Ibovespa apresentou uma queda de -3,12%.

No âmbito internacional, Donald Trump terminou eleito presidente dos Estados Unidos. Além disso, o seu partido conseguiu sair vitorioso, tanto no senado como na câmara. Dessa forma, os ativos de risco apresentaram alta significativa refletindo uma vitória convincente por parte de Trump. O presidente anunciou o gestor de fundos Scott Bessent como secretário do tesouro americano, o que foi bem recebido pelos investidores. Interessante notar que Scott foi diretor de investimentos da Soros Fund Management, um fundo iniciado pelo lendário George Soros. Os investidores associam o perfil de Trump a uma política favorável para os negócios, dado que ele defende uma economia menos regulada e cortes de impostos. Por outro lado, a vitória de Trump pode trazer maior volatilidade para os mercados, dado que Trump defende uma política protecionista. Ademais, o novo presidente americano tem um perfil agressivo no que diz respeito a condução da política externa.

No Brasil, o mercado viu o dólar ultrapassar a barreira dos R$ 6,00 e a bolsa desabar após desapontamento com o anúncio do governo sobre o pacote fiscal. A conclusão dos investidores é de que o governo atual não está preocupado em endereçar de forma estrutural o problema fiscal brasileiro. A preocupação do governo em contrabalancear notícias popularmente negativas relativas a cortes de custos, através do anúncio da isenção de imposto de renda para quem aufere até 5 mil reais de renda (impacto de R$ 50 bilhões), demonstra que o foco do governo é na verdade com o tema da reeleição, o que implica na possibilidade de vermos o quadro macroeconômico brasileiro piorando até 2026, ano da próxima eleição presidencial. A proposta do governo vetou itens relevantes, como mudanças no seguro-desemprego ou desidratou pautas, como mudanças no abono salarial e Fundeb. As medidas de contenção anunciadas, por sua vez, não trazem conforto de que serão suficientes. O pacote do governo tem uma alta dependência do sucesso das medidas de pente-fino sobre os benefícios sociais. Sem isso, dificilmente o governo irá conseguir cumprir o limite de gastos em 2025. Assim, vimos o dólar disparar, a curva de juros abrir e a bolsa cair.

O nível de valuation das empresas na bolsa já incorpora nos preços parte relevante da incerteza fiscal. Vemos empresas de qualidade operando a valuations próximos da crise de 2014-2016, entretanto, por enquanto ao menos, a situação das empresas é muito melhor do que naquele momento. Além disso, não temos uma crise institucional que causou um grande nível de aversão ao risco também. Continuamos diversificados e focados em empresas de qualidade, com balanços sólidos e gestão exemplar.

Os principais setores que contribuíram positivamente para o retorno do fundo no mês foram: Tecnologia / Telecom, Indústria, Índice e Serviços Financeiros. Já os principais setores detratores foram: Saúde, Consumo Cíclico, Imobiliários + Shoppings e Transporte.

Obrigado pela confiança

Download do Relatório (PDF)

Prumo Capital
Gestora de Recursos Independente
Todos os direitos reservados®

Redes Sociais

Desenvolvido por eMartinez Design

Add to cart